Pontos Turísticos

O município de Teodoro Sampaio tem um grande potencial turístico, pois existem grandes riquezas naturais que podemos desfrutar como atrativos para o turista, como os dois grandes rios que banham nosso município, o rio Paraná e Paranapanema, ainda temos o Parque Estadual Morro do Diabo, Balneário Municipal, e as famosas festas, Rodeio e Festival de Pesca.

Teodoro Sampaio faz da Região Turística Pontal Paulista, sendo um dos municípios do Circuito Turístico Oeste Rios. O maior atrativo turístico de Teodoro Sampaio é o Parque Estadual do Morro do Diabo. A pesca também é uma atividade bastante procurada e as possibilidades são inúmeras nos rios Paraná e Paranapanema.

Principal atração turística do município, o Parque Estadual do Morro do Diabo preserva o que sobrou da vegetação nativa de Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema. O Parque dispõe de Centro de Visitantes, Museu Natural, trilhas interpretativas monitoradas e hospedaria destinadas a apoiar as atividades de pesquisas, educação ambiental e ecoturismo. A sede do Parque está situada a 11 km de Teodoro Sampaio pela Estrada Vicinal Rubens Carlos Herling (SPV-28). O Centro de Visitantes é o local onde o visitante recebe as orientações e informações sobre os aspectos históricos, ecológicos e culturais bem como o roteiro das atividades. O Museu possui espécimes da fauna taxidermizados, maquetes e artefatos indígenas encontrados no Parque. O ponto alto da visita é percorrer as trilhas ecológicas existentes no Parque (do Morro do Diabo, do Lago Verde, do Arboreto, Barreiro da Anta, do Paranapanema, das Perobeiras, Pedro Bill, Ferrovia – Angelim, da Cavalgada e das Cotias).

O Parque Estadual do Morro do Diabo é a área natural de maior importância a ser preservada em todo o interior do estado de São Paulo. Localizado no município de Teodoro Sampaio, o Parque possui uma área de 33.845,33 hectares. Criado em 29 de outubro de 1941, através do Decreto n.º 12.279, com o nome de “Reserva Florestal do Morro do Diabo”, passa à categoria de Parque Estadual em 04 de junho de 1986, através do Decreto n.º 25.342. O Parque apresenta uma riquíssima biodiversidade, contendo várias espécies, como por exemplo, o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), um dos primatas mais ameaçados de extinção do mundo.

Fonte: Memorial Teodoro Sampaio, autoria de João Maria de Souza, Professor de Geografia e Secretário da AEITS (Associação de Escritores e Ilustradores de Teodoro Sampaio).

Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio: www.teodorosampaio.sp.gov.br


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !